Setor imobiliário bomba na bolsa e mercado esfrega as mãos para 2024

Setor imobiliário bomba na bolsa e mercado esfrega as mãos para 2024

O setor imobiliário cresceu mais de R$ 21 bilhões na bolsa de valores brasileira em 2023. A soma do valor de mercado de incorporadoras e construtoras na B3 superou segmentos de grande representatividade, como mineração e frigoríficos. Os números são de pesquisa da Economática à Exame.

A aceleração supera o conjunto de desconfianças vivenciadas pelo mercado recentemente, após as turbulentas eleições presidenciais e também em âmbito macroeconômico nacional e global. Mesmo com a Selic ainda num patamar considerado alto, os negócios não deixaram de fluir – pelo contrário.

A venda de imóveis novos teve incremento de quase 10% no primeiro semestre de 2023. Ou seja, o viés positivo antecedeu os cortes de juros, iniciados em agosto, quando a Selic caiu de 13,75% para 13,25% ao ano. Atualmente, a taxa está em 12,75%, mas deve fechar o ano abaixo de 12%. Na visão das incorporadoras, essa queda deveria ser ainda mais rápida.

Por conta dessa trajetória, que também inclui certa estabilidade na economia, grandes players estão animados para o ano que vem – incluindo a MRV. Segundo avaliação do presidente da companhia, Rubens Menin, o setor imobiliário vai brilhar em 2024 se o mercado mantiver o ritmo atual.

A demanda por moradia só aumenta e, com a escassez de produtos, os negócios têm expectativa de aquecimento. A percepção de qualidade de vida ligada aos imóveis também está em alta. Entre os beneficiários do Minha Casa Minha Vida, por exemplo, 77% afirmam que a mudança para o novo imóvel mudou o dia a dia para melhor. O MCMV, aliás, está com atualizações na mira que pretendem favorecer contratações para a população de menor renda.

Diante de tantas notícias otimistas, trazemos também contrapontos para ficarmos de olho. A redução do fundo de crédito para financiamentos imobiliários vem sendo assunto recorrente na newsletter do Imobi Report, desafio que já mobilizou o setor e a própria Caixa Econômica junto ao Banco Central.

Outro ponto de atenção é a inflação prevista para o ano que vem, ainda sob controle, mas que teve reajuste para cima na mais recente avaliação de analistas de mercado. Consuma o otimismo, mas sempre com doses de moderação.

Fonte:

Invista nas melhores localizações de são paulo

Maceió 88
Em construção
Eleva Harmonia
Lançamento
Casa Jardins Jaú
Em construção
Brook By You
Pronto
Authentique Perdizes
Em construção
Art Vila Mariana
Em construção
Filadelfo
Pronto
Autoral Moema Residence
Lançamento
Autoral Moema Studios
Lançamento
Metropolitan Vila Nova
Em construção

Informe seu contato para iniciarmos uma conversa no WhatsApp

Redirecionando para o WhatsApp...